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O que é shelf life do produto?

Controle de shelf life, como tornar o seu processo de produção mais eficiente

Conhecer o conceito de shelf life de um produto é essencial para conseguir entregar o melhor produto para o consumidor final, algumas empresas ainda confundem esse termo com prazo de validade do produto, mas saiba que são datas diferentes. 

Se você busca se diferenciar da concorrência na entrega de um produto de qualidade para o consumidor, então deve ler esse texto.

O que é shelf life do produto?

O termo shelf life é muitas vezes traduzido como tempo de prateleira, é o período em que o produto pode permanecer exposto no ponto de venda se mantendo adequado para o consumo sem perder suas características.

Caso esse prazo seja excedido o item deixa de ter sabor, textura, aroma e pode causar problemas à saúde se consumido. 

O shelf life do produto pode variar dependendo das condições de exposição da mercadoria fazendo com que a validade seja reduzida de forma acelerada. 

Para que você entenda de forma simples, um produto que precisa ser protegido da luz não pode ficar em qualquer embalagem.

Esse tipo de exposição, quando feita por muito tempo, costuma prejudicar a textura e aparência do alimento, essa situação é muito comum no mercado de alimentos.

Saber o que é shelf life de um produto é fundamental para aumentar a durabilidade das suas mercadorias na prateleira, fazendo com que a produção tenha maior vida útil.

Agora que você entende esse conceito, continue lendo, pois vamos falar sobre a parte prática do tempo de prateleira. 

Para que serve o shelf life de um produto?

Muitas pessoas confundem o tempo de prateleira com o prazo de validade tradicional dos alimentos, mas existe uma diferença fundamental entre esses dois períodos, o tempo em que começam a ser contados.

O shelf life serve para controlar a validade de uma mercadoria para garantir que a venda do produto será feita com o produto ainda fresco.

Enquanto o prazo de validade encontrado nas embalagens é contado a partir da chegada do produto ao ponto de venda, o tempo de shelf life começa a valer assim antes que a mercadoria seja embalada. 

Para o tempo de shelf-life começar a valer a partir da fabricação do produto e precisa ser muito bem calculado, pois o item precisa ser em boas condições durante os processos de embalagem, transporte, exposição, chegada ao ponto de venda, compra e  consumo. 

O desejável é que durante todos esses momentos o conteúdo da embalagem esteja com as características preservadas e podendo ser consumido sem qualquer risco.

Cada produto tem um tempo de prateleira variável que dependem de diversos fatores, mas aqueles que costumam estar presente com maior frequência são:

  • Propriedades nutricionais;
  • Textura;
  • Sabor;
  • Ingredientes.

Saber o shelf life de um produto também serve para otimizar o controle de estoque, empresas que sabem o prazo de exposição para cada um de seus produtos conseguem gerenciar o fluxo de produção sem causar desperdícios.

O volume de entrada e saída do produto também passa a ser auxiliado através do gerenciamento desse aspecto, pois fica mais fácil prever quando será necessário comprar material para novas demandas de fabricação e a duração do produto armazenado.

Agora que você sabe o que é shelf life e como aplicar isso na sua linha de produção, é necessário entender como isso é calculado, é o que vamos explicar a seguir.

Como é feito o cálculo do shelf life do produto?

O motivo de saber como fazer o cálculo do tempo de prateleira de um produto é capacitar o produtor adequar o prazo de durabilidade da mercadoria e adaptar ao prazo de produção e de consumo. 

Através dessa análise é possível estabelecer o prazo de começo e finalização de cada etapa na confecção do produto, para que não seja comprado em boas condições.

Existem muitos fatores que afetam o tempo de exposição do produto no ponto de venda, com exceção de itens com características específicas, o que pode ser chamado de fatores gerais são:

Contato do conteúdo da embalagem com microorganismo que prejudicam fatores sensoriais;

  • Forma com que o produto é estocado;
  • Durabilidade dos ingredientes;
  • Processo de processamento do produto;
  • Formato da embalagem;
  • Não seguir as Boas Práticas de Fabricação (BPF) .

O mercado está sempre buscando formas de aumentar o tempo de prateleira de um produto, pois isso reflete diretamente na rentabilidade, principalmente a diferença entre os gastos com processo de produção e lucro da venda.

Enquanto cada empresa cuida dos fatores que podem controlar para que o shelf life do produto seja o maior possível, existem alguns pontos que estão fora do alcance das mesmas, e que não tem relação com as condições perecíveis do produto. 

Alguns desses fatores externos que afetam o shelf life do seu produto são:

  • Danos na embalagem que deixam o produto contaminado;
  • Alterações químicas;
  • Alterações físicas;
  • Diferença na coloração da embalagem;
  • Inadequação do produto ao tipo de embalagem ou material.

Esses fatores fazem com que o produto perca a possibilidade de ser consumido mesmo estando dentro do prazo de validade, pois os danos são evidentes para o consumidor.

Saiba o que prestar atenção no cálculo do shelf life

Existem alguns fatores gerais que podem ser levados em consideração para fazer o cálculo do tempo de prateleira do seu produto, claro que tudo que sera citado não excluem outras caracterísitcas do produto, mas as essenciais são:

Estudo dos itens

Pense da seguinte forma: O tempo de vida útil do seu produto é formado pela validação dos componentes, ou seja para entender o que é o shelf life é necessário olhar separadamente seus componentes.

Saiba o prazo de validade individual de cada item, e para isso é necessário saber quais são os ingredientes dos próprios ingredientes, parece redundante? O que você precisa é de um olhar detalhado sobre cada item que usa na fabricação.

Armazenamento da matéria-prima

Da mesma forma, empresas se preocupam em manter o produto estocados adequadamente, correspondendo às condições de clima, luz, organização, entre outros, os ingredientes devem seguir a mesma regra.

Ingredientes que são guardados em lugares adequados contribuem para produtos de boa qualidade, aumentando o tempo de exposição na prateleira do produto. 

A maneira mais eficiente de gerenciar esse tipo de estoque é seguindo a regra conhecida como first in, first out, primeiro a entrar, primeiro a sair, aplicando isso será sempre usado os ingredientes que tenderiam a ficar mais tempo no estoque. 

Facilitar a logística organizacional do estoque reduzindo a perda de ingredientes e por consequência a diminuição de lucro e problemas na produção.

Faça testes

Para conhecer mais sobre os ingredientes que usa para fabricar seu produto é necessário fazer testes para compreender o ciclo de vida de cada um deles, dessa forma você consegue criar um ciclo de produção e venda eficiente.

O que estamos propondo aqui é olhar para o tempo de prateleira dos ingredientes enquanto se projeta o produto final, apenas dessa forma encontrar o prazo de validade que se encaixe com o ritmo de produção, tempo de transporte, entre outros fatores.

Colocando em prática

Com prazos de validade dos ingredientes definidos é necessário colocar a estimativa de tempo de prateleira em prática, monitore as condições do produto conforme o tempo passa e faça ajustes caso perceba que o prazo deve ser modificado.

O que é shelf life pós-embalagem?

A embalagem durante o processo de transporte serve para proteger o produto, mas a forma com que é feita o manuseio pode prejudicar a qualidade do item. 

Não apenas o produto pode ser danificado, ou descartado antes da hora devido a contaminação, mas o tempo de consumo será reduzido, em alguns casos alguns produtos devem evitar receber luz por muito tempo.

Uso de conservantes para aumento do shelf life do produto

Para aumentar a durabilidade de um produto algumas indústrias optam pelo processo de processamento que são a pasteurização ou a adição de aditivos, geralmente conservantes.

Sobre aditivos existem dois tipos, os sintéticos que aumentam o tempo de shelf life do produto, enquanto os naturais favorecem características nutricionais, sendo alternativas para empresas que buscam vender produtos mais saudáveis.

Existem diversos tipos de conservantes que são utilizados como alternativa para fazer com que o produto mantenha a aspectos atrativos, os principais são:

  • Conservantes: controlam o bolor;
  • Antioxidantes: diminuem os efeitos do alimento com o oxigênio;
  • Antiumectantes: atrasam o processo de retenção de água causado pela umidade;
  • Estabilizantes: mantêm as características físicas do produto.

Agora que você entende como calcular o shelf life de um produto, continue lendo para acabar com uma dúvida fundamental desse assunto, porque o tempo de prateleira de alguns produtos são maiores do que outros?

Entenda porque produtos tem prazo de shelf life diferente

Lendo esse texto você já percebeu que muitos fatores influenciam no prazo de tempo de consumo de um produto e que saber quais são eles ajuda a buscar caminhos para aumentar esse prazo de validade.

Entre os diversos fatores externos que formam o tempo de vida do produto, as propriedades físicas e químicas são as principais, pois são da composição dos ingredientes e não podem ser controlar durante a produção os fatores dessa categoria são:

  • Perecividade dos nutrientes;
  • Quantidade de água;
  • Presença de oxigênio;
  • Valor de pH;
  • Acidez total;
  • Tipo de conservantes usados no produto.

Por outro lado, alguns aspectos podem ser controlados para não reduzir o prazo de vida útil do produto.

Alguns dos fatores são aspectos ambientais de estoque que certas mercadorias precisam para manter a qualidade e podem ser criadas, são eles:

  • Temperatura do ambiente;
  • Pressão do local;
  • Atmosfera no interior da embalagem.
  • Tratamento térmico;
  • Condições de transporte e armazenagem.

Todos esses fatores devem ser de conhecimento da empresa antes de começar a produção para fazer com que o tempo de prateleira do produto final seja o maior possível.

A embalagem que a mercadoria é colocada é uma forma de buscar tirar o maior proveito do produto e aumentar o tempo de durabilidade, entenda como essa etapa é fundamental.

Como as embalagens aumentam o shelf life do produto?

A embalagem do seu produto é uma das principais ferramentas de marketing, pois cumprem a função de atrair a atenção do consumidor.

Através do bom projeto de embalagem a sua marca consegue ganhar espaço nas prateleiras e chamar atenção dos consumidores, pois também é uma peça de comunicação.

Além disso, as embalagens têm a função de preservar o produto e fazer a manutenção da qualidade dos mesmos, mas para isso é fundamental escolher o tipo certo de material.

Entre os materiais disponíveis no mercado de embalagens, você já se perguntou o motivo de certos produtos serem vendidos apenas em materiais específicos?

O motivo está diretamente relacionado às vantagens de preservação para alguns produtos invés de outros, é sobre isso que vamos explicar para que você faça a melhor escolha.

Embalagem de vidro

O vidro é um dos melhores materiais quando se trata de proteção do conteúdo, apesar de poder ser facilmente quebrado, graças a sua estrutura impermeabilizável consegue proteger o conteúdo de trocar substâncias com o ambiente.

Evitando que o tempo de vida útil do produto seja reduzido por causa de contaminação ou alguma necessidade específica como no caso daquelas que são feitas de vidro verde, para proteger contra a exposição de luz.

As embalagens de vidro disponíveis no mercado podem ser divididas em seis grupos principais:

  • Sílica vítrea;
  • Silicato alcalinos;
  • Vidros de chumbo;
  • Vidros borossilicatos;
  • Vidros alumínio-borosilicato;
  • Vidros sodo-cálcicos. 

Entre os tipos citados, o vidro sodo-cálcico é o mais comum de ser usado em embalagens dos produtos.

Embalagem de metal 

Falando sobre material de embalagem que favorece a preservação do produtos, as embalagens de metal são ótimas para isso e possuem uma família de tipos vasta, vamos falar um pouco sobre os dois principais materiais.

Embalagens de aço

As embalagens de aço possuem como matéria prima o óxido de ferro que ao ser aquecido origina o material usado nesses produtos, após isso passam pelo processo de revestimento para evitar oxidação.

As embalagens feitas de aço permitem que o produto seja transportado e comercializado mantendo a integridade total do conteúdo já que possuem alta resistência mecânica, garantindo maior segurança aos produtos. 

Embalagem de alumínio

Por ser um dos elementos mais abundantes na terra, o alumínio é usado em diversos tipos de embalagens, entre eles latas, papel alumínio, papel de plástico laminado ou filme metalizado.

Os produtos feitos desse material tem por característica serem muito leves, oferecer barreiras contra a luz, umidades e odores e maleabilidade, podendo ser usado em diversos formatos e oferecendo ótima relação entre peso e custo. 

Geralmente usada para embalar bebidas, o alumínio é ideal para produtos ácidos, como os que têm alta concentração de sal.

Embalagens de plástico

As embalagens de plástico são uma das mais presentes no mercado, mas existem tipos específicos que são usados:

  • Polietileno de Alta Densidade (PEAD);
  • Polietileno Linear de Baixa Densidade (PELBD);
  • Polietileno de Baixa Densidade (PEBD)
  • Polietileno (PE)
  • Politereftalato de etileno (PET);
  • Policloreto de vinila (PVC);
  • Poliestireno (PS);
  • Copolimeros de Etileno e Álcool Vinílico (EVOH);
  • Etileno e acetato de vinila (EVA);
  • Poliuretano (PU);
  • Policarbonato (PC);
  • Policloreto de vinilideno (PVDC);
  • Polipropileno (PP).

Esses são alguns materiais que podem ser usados para a fabricação de embalagens de plástico, conhecer cada um desses materiais ajuda a melhorar o shelf life do seu produto.

Apesar de vários desses materiais parecerem iguais existem diferenças na forma que interagem com o ambiente e o conteúdo do produto que influenciam diretamente na qualidade do que é entregue ao consumidor. 

O que faz do plástico um material muito usado no mercado de embalagens é a sua leveza, flexibilidade e capacidade de proteger o conteúdo. 

Embalagens de papel

As embalagens de papel costumam ter custo relativamente baixo, oferecendo praticidade no transporte e manuseio. 

O maior benefício desse tipo de embalagem é a possibilidade de adicionar diversas camadas, ou trabalhar com papéis de gramaturas diferentes para adicionar camadas de proteção ao produto.

Agora que você entendeu um pouco mais sobre as diferentes ações que cada material de embalagem implica na vida útil do seu produto, continue lendo para entender um ponto fundamental desse assunto, o shelf life pós abertura.

O que é shelf life após abertura da embalagem?

O shelf life após abertura do produto é quanto tempo o produto fica disponível para o consumo após a embalagem ser aberta pela primeira vez, isso é causado pela proporção de degradação que o produto passa ao entrar em contato com o consumidor.

Produtos feitos para serem consumidos rapidamente costumam passar por processo de desgaste mais rápido do que aqueles que são feitos para serem consumidos em porções, por exemplo.

Em teoria o período depois da abertura (POA), sigla em inglês que significa Period After Opening, pode ser influenciado por alguns fatores como o tipo de produto, ingrediente usados em sua formulação e modo de uso:

  • Como produto é usado;
  • Onde o produto é estocado na casa do consumidor;
  • Quais são as mudanças físicas que o produto sofre durante o tempo.

Acompanhando esse conteúdo você entende o que é shelf life, como é posto em prática, como calcular, como isso pode ajudar a tornar o seu sistema de produção mais eficiente.

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