Selos de sustentabilidade: Tudo que você precisa saber para colocar em suas embalagens ainda hoje
Apr 24, 2024 10:00:00 AMOs selos de sustentabilidade passaram a ser um assunto muito relevante tanto para marcas quanto...
Existe uma diferença muito grande entre os três tipos de materiais das embalagens feitas por empresas que buscam criar um impacto positivo no meio ambiente e contribuir para a redução de produção de resíduos.
Com certeza, ao pegar e observar a embalagem de certos produtos você já deve ter lido um desses três termos: biodegradável, compostável e reciclável, mas sabe o que eles realmente significam?
Quando um produto que contém uma dessas palavras é descartado, cada um passa por um caminho diferente.
Neste texto, você vai entender por que os três termos citados antes não tem significados iguais, isso ajuda a entender como cada empresa se posiciona no campo ecológico e o que acontece com cada embalagem que se diz sustentável, então leia até o final.
Sendo direto e objetivo, objetos biodegradáveis são materiais que podem ser degradados por microrganismos, consumidos por fungos, muitas pessoas têm a falsa sensação de que todo material é biodegradável.
Não é pouco comum grande parte das pessoas acharem que embalagens biodegradáveis são ecologicamente benéficas, apesar desse tipo de produto ter vantagens, o processo de degradação acontece naturalmente com tudo que é descartado.
Durante o processo de biodegradação, é como se a embalagem fosse dividida em partes menores como dióxido de carbono e biomassa.
O processo de biodegradação pode levar cerca de poucos dias até anos para acontecer, dependendo do tipo de material usado na embalagem.
O tempo de decomposição depende da composição química e de como é armazenado.
Se tratando do mercado de embalagens, pode ser considerado biodegradáveis caixas, sacolas e outros objetos que têm a capacidade de se dividir devagar até que possam ser consumidas em nível microscópico.
Para que o processo de biodegradação aconteça é necessário que o material seja colocado nas condições certas, pois apesar de parecer algo sustentável, esse tipo de material não se mistura ao solo de forma natural.
O ambiente ideal para a biodegradação envolve expor resíduos a um local com variação de água, luz e oxigênio, a variação desses fatores afetam a taxa de degradação.
Pegando como exemplo a maioria dos aterros sanitários, onde os resíduos são colocados em um local com pouca luz, ar e umidade, para que o processo de degradação reduza de forma significativa.
Em resumo, para que uma embalagem biodegradável tenha o destino certo, é necessário criar o ambiente por meio de processo de compostagem. Este é o próximo tema que vamos falar neste texto, continue lendo para entender.
Começando pelo que é mais fácil de entender, embalagens recicláveis são feitas de materiais que podem voltar para a cadeia produtiva como uma nova matéria-prima.
Servindo para a fabricação de outro produto com uma nova utilidade, isso faz com que o descarte seja menor, já que o material é usado mais vezes.
As embalagens que podem ser recicladas são feitas, geralmente, dos seguinte materiais:
Quando se fala de embalagens sustentáveis, o conceito de recicláveis é o primeiro que a maioria dos consumidores pensa, então ao descartar é esperado que aquilo seja revertido para outro produto em algum momento.
Quando se fala em reciclagem é muito importante entender a diferença de dois termos que são vistos como sinônimos, mas não são, trata-se do que é reciclado e reciclável, entenda a diferença:
Existem ainda outros dois termos que são encontrados em embalagens, e causam confusão em muitas pessoas, o que é biodegradável e compostável? Continue lendo o texto para entender.
O conceito de compostável e biodegradável estão intimamente ligados, já que produto classificado como compostável significa que pode ser biodegradável, mas neste caso isso acontece com ação humana e não apenas do tempo e da natureza.
Diante disso, a função do trabalho humano é o de fornecer água, oxigênio e material orgânico adequado para criar as condições necessárias para o processo de degradação do produto.
As embalagens compostáveis podem retornar para a cadeia produtiva de forma segura, podendo posteriormente ser usadas para produzir adubo em alguns casos.
Se você leu esse texto até aqui, então consegue entender a diferença entre os três tipos de embalagens ecológicas, e pode estar pensando em começar a usar esse tipo de produto em seu estabelecimento.
Para entender mais sobre como isso pode ajudar o seu negócio, continue a leitura.
Muito se fala sobre a responsabilidade das empresas para reduzir a produção de resíduos e como soluções ecológicas fazem a diferença na preferência do consumidor.
Isso é o que aponta a pesquisa realizada pela Associação Paulista de Supermercado (APAS), segundo os dados, 95% dos brasileiros priorizam produtos e serviços de empresas que investem em práticas sustentáveis.
Usar embalagens recicláveis é o passo definitivo em direção a práticas mais sustentáveis e que são diretamente percebidas pelo consumidor.
Pensar no meio ambiente é uma prática global, dados da Consumer Brands Association mostra que as maiores 25 empresas de bens de consumo embalados dos Estados Unidos se comprometeram a aumentar o conteúdo reciclável, 80% delas estão buscando formas de chegar a embalagens que são totalmente ecológicas para todos os produtos.
Quando se trata de sustentabilidade é muito importante perceber que vivemos um momento em que esse tipo de conversa vem avançando cada vez mais.
Sendo assim, enquanto algumas empresas estão dispostas a realizar mudanças focadas em fazer a diferença com soluções ambientais, aquelas que não optarem por este mesmo objetivo podem perder a preferência dos clientes.
Se você leu esse texto até aqui, então aprendeu sobre a diferença dos três tipos de embalagens, consegue entender o impacto que cada uma tem ao ser descartada.
Para conhecer soluções em embalagens, entre agora em contato conosco da Packster, somos uma fábrica de embalagens, onde você tem o seu produto entregue em até 15 dias com a arte da sua marca feita direto no site, esperamos pelo seu contato!!
Os selos de sustentabilidade passaram a ser um assunto muito relevante tanto para marcas quanto...
Você sabe o que é logística reversa? Sabe como isso impacta diretamente a vida empresas, varejistas...
A Política Nacional de Resíduos Sólidos afeta diretamente o mercado de embalagens, devido ao fato...