Embalagens clean label, entenda como essa demanda está revolucionando o mercado de alimentos
Aug 14, 2024 2:21:14 PMAs embalagens clean label estão transformando a linguagem usada nos rótulos, trazendo o conceito de...
Embalagem com QR code deixaram de ser uma novidade para se tornar tendência, nos últimos anos essa tecnologia tem mudado a forma que as pessoas interagem com o mundo e acessam informações, fazendo disso a porta para um caminho rico de acesso ao conhecimento sobre um produto.
Empresas que já entenderam como essa tendência funciona estão conseguindo agregar valor no momento da entrega do produto para o cliente logo no primeiro contato com a embalagem.
Para que a sua empresa não fique para trás, neste texto vamos explicar como esse novo código está revolucionando a experiência dos consumidores, como as empresas podem fazer uso disso de forma inteligente para agregar valor no momento da venda.
Nos últimos anos algumas embalagens tem estampados em seus produtos o QR code para fazer companhia ao já conhecido código de barras, existem também casos onde o segundo código não está presente, o motivo é simples conveniência.
Embalagem com QR code criam diversas possibilidades de engajar o cliente com a marca, dessa forma é possível transformar o contato do consumidor com a embalagem do produto, estamos falando de um canal de comunicação com muito potencial.
Usar o QR code como ferramenta de marketing, fornecer dados sobre a tabela nutricional, rótulo ou dar acesso ao material digital que possa agregar ao produto são ideias que complementam a compra e adicionam valor.
Dados mostram que a utilização desse código como estratégia de engajamento já é uma realidade na vida dos consumidores, um estudo feito pela MobileIron mostrou que o QR code já foi assimilado pela sociedade por causa da facilidade de leitura pelo celular.
Os dados enfatizam a recorrência dessa atividade de leitura desse símbolo e deixa claro a facilidade que os consumidores o reconhece, interessante notar:
A embalagem com QR code é uma plataforma valiosa de interação e criação de engajamento com o consumidor que está sendo desperdiçada por empresas que abrem mão dessa prática em seus produtos.
O potencial comercial deste código não deve ser subestimado, pois informações do Statista demonstram que 57% dos consumidores têm escaneado embalagem com QR code para obter mais informações, principalmente em produtos alimentícios.
Esse emblema é uma plataforma de inovação para marcas que diversificam as formas de utilização de embalagens para criar novas experiências para o consumidor.
A pesquisa citada anteriormente indica alguns motivos que fazem com que os clientes sintam-se dispostos para explorar as informações no código QR, as principais são:
Empresas que usam esse código em suas embalagens atrelam a venda do produto também a entrega de conteúdo, algo muito valorizado para criar relacionamento com o cliente, e ao obter a preferência do mesmo existe a chance de haver recorrência nas vendas.
Se tratando do mercado de embalagens, melhorar a experiência de entrega do produto tem um valor altíssimo, segundo relatório da Mordor.
O dado aponta que o mercado de embalagens inteligentes é estimado em US$22,67 bilhões em 2024 e tem previsão de atingir US$31,98 bilhões até 2029.
Existe muito valor a ser explorado na impressão de um simples código na embalagem, uma maneira de criar diferencial competitivo que chama atenção do cliente, unindo experiência on e offline para entregar informações mais detalhadas sobre o produto e empresa.
Deixar o consumidor mais envolvido com a marca, influenciando diretamente na melhora da experiência e comportamento do cliente em relação a marca.
Essa é a embalagem do seu produto, aquele que o cliente tem contato no ponto de venda, neste tipo geralmente estão contidas todas as informações importantes que ele precisa saber sobre o produto como:
Todas essas informações podem sair do verso da embalagem e serem colocadas em um Código QR fazendo desse símbolo uma fonte de informação muito valiosa.
A embalagem secundária serve para conter a embalagem primária, um bom exemplo são as caixas feitas de papelão usadas durante o transporte de produtos da fábrica ao ponto de venda.
Do mesmo modo que secundárias, essas servem como último nível de proteção às outras duas embalagens.
Nestes dois tipos o código é inserido para facilitar o acompanhamento do transporte do produto, condições de armazenamento, entre outros dados.
A diferença entre os dois tipos de código está na capacidade de armazenamento de dados e na facilidade de obter as informações após escanear.
Enquanto o código de barras tradicional depende de um aparelho específico para que as informações sejam traduzidas, o QR code pode ser lido com a câmera do celular.
Essa diferença não muda o fato que por definição o QR code também é um código de barras, podendo cumprir a mesma função de conter informações sobre o valor e preço do produto.
Além do que já foi dito sobre os caminhos oferecidos por esse modelo, o diferencial está na forma que esses consumidores acessam os dados.
O código de barras tradicional é a representação gráfica de uma informação que pode ser acessada lendo uma sequência numérica ou alfanumérica.
A utilização mais comum disso na rotina do consumidor é a verificação de informações sobre o produto e no setor logístico para questões de organização e transporte do produto.
No caso do QR code, por ser bidimensional consegue fazer com que grande quantidade de informação seja traduzida para telas de celulares rapidamente, por causa disso é possível inserir endereços para páginas da internet, links para redes sociais, entre outros materiais.
Esse código tem acesso livre, pode ser gerado por qualquer pessoa sem a necessidade de permissão externa ou processo complexo, sendo assim as empresas que têm interesse em desenvolver embalagem com QR code tem facilidade para obter essa tecnologia.
No mercado existem diversos formatos de QR code que podem ser gerados, cada um com uma identidade e capacidade de armazenamento diferente, saiba quais são os mais quatro mais utilizados.
O clássico código de barras que contém sequência numérica e 0 a 9, o mais presente em embalagens e o motivo disso a eficácia do suporte de dados, podendo conter até 7089 caracteres, esse é o maior limite disponível.
Parece com o modelo citado anteriormente, mas usa também letras de A a Z e caracteres especiais junto de números.
Apesar de parecerem muito semelhantes, existem diferenças na indústria em que cada um é usado. Enquanto o código numérico aparece com frequência no varejo, o alfanumérico está muito presente na indústria automotiva.
O modelo mais conhecido de QR code chama-se byte, os caracteres que compõem esse modelo fazem parte do grupo ISO-8859-1, possibilitando espaço de armazenamento de 2953 caracteres e facilidade de escalabilidade.
Este modelo foi perdendo utilidade com o tempo, mas é o modelo original criado pela empresa Denso Wave, inicialmente feito apenas para ler imagens em japonês, possui capacidade para ler até 1817 caracteres, o que é pouco para a realidade atual.
A embalagem com QR code é composta pelas mesmas partes independentes do formato, conheça cada uma delas.
A margem branca que fica ao redor da parte externa de um código QR, esse espaço vazio serve para definir os limites do que deve ser captado pelo leitor.
Caso não houvesse esse componente não seria possível saber qual é o começo e final da informação que está sendo processada pela lente, pois outros elementos causariam interferência.
São os três quadrados pretos que estão nos cantos do lado esquerdo nas partes inferior e superior, e do lado direito também na parte de cima.
Estas três formas servem como limitadores externos para fazer com que a câmera capte o centro onde está a informação.
Observando o canto inferior direito é encontrado um quadrado no lado inferior direito com o tamanho menor do que os outros.
A função dessa forma é garantir que a informação possa ser lida mesmo se o código estiver danificado, ou se a câmera estiver com problemas de ângulo.
Essa é a maior potencialidade de embalagem com QR code, pois quando cheias algumas criam dobras na superfície que dificultariam a captação da informação pela câmera, mas por causa do padrão de alinhamento isso não é um problema.
Uma linha em formato de L que atravessa os três quadrados do padrão de localizador, essa parte serve para que a câmera entenda cada uma das formas separadamente.
Essa célula informa para o leitor o que será acessado pelo cliente, é nesta parte que fica a URL da página, ou perfil de redes sociais, ou qualquer informação que faça parte dessa estratégia.
Para saber qual é a versão do QR code usado basta observar na célula do padrão do localizador na parte superior direita.
O QR code é um grande passo no mercado de embalagens, pois consegue entregar experiências para os consumidores e simultaneamente transformar isso em valor agregado.
A experiência da embalagem com QR code precisa ser vendida junto com o produto e para isso os dois dependem de um produto de qualidade, para conhecer onde obter isso entre em contato com a Packster, produtora de embalagens sustentáveis, onde você pode criar a identidade visual com o logo da sua empresa e receber em até 15 dias, para saber mais sobre basta entrar em contato agora.
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